Lorem ipsum dolor amet, modus intellegebat duo dolorum graecis

Follow Us
  /  Blog   /  Algodão orgânico certificado ou algodão comum. Qual a melhor escolha?

Algodão orgânico certificado ou algodão comum. Qual a melhor escolha?

Qual é a diferença entre algodão comum e algodão orgânico certificado?

A diferença reside na sua produção. A maioria do algodão cultivado convencionalmente usa sementes geneticamente modificadas para produzir mais fibras por plantação. O algodão orgânico, por outro lado, é estritamente não modificado, e deve ser cultivado sem o uso de herbicidas sintéticos, pesticidas e fertilizantes.
Até eu receber o diagnóstico que a minha filha tinha eczema, eu posso-vos dizer que não sabia nada sobre os benefícios das roupas feitas em algodão orgânico (certificado). Depois do diagnóstico eu comecei a procurar (na internet) maneiras para melhorar o desconforto causado pelo eczema e li que a roupa feita em algodão orgânico certificado é produzida sem químicos prejudiciais, conhecidos também por causarem irritações na pele, sendo assim ideal para bebês e crianças com peles sensíveis ou que sofrem de alergias.

Então a roupa em algodão orgânico certificado só é recomendada para bebés e crianças com problemas de pele e alergias? Não, o uso de algodão orgânico certificado têm muitos outros benefícios e em baixo vou falar-vos sobre alguns.

Da minha pesquisa, li que o algodão orgânico certificado é:
Amigo do ambiente
Usa menos água fresca, energia e a pegada de carbono é quase metade quando comparada com algodão cultivado de uma forma mais “industrial”. As plantações não são tratadas com pesticidas, inseticidas, herbicidas e organismos geneticamente modificados. Estas toxinas são prejudiciais não só para os agricultores e trabalhadores, como para nós, consumidores e os sistemas ecológicos e toda a vida selvagem.
Cresce sem recurso a produtos químicos prejudiciais
Como o algodão orgânico cresce sem recurso a produtos químicos prejudiciais o solo mantêm-se fértil e limpo, permitindo a biodiversidade e a agricultura prospera. O algodão orgânico baseia-se na tradição, na inovação e nos métodos científicos para cultivar as plantações, em vez de utilizar produtos químicos que danificam o ecossistema e as pessoas.
Durável (A minha filha dá muito bom uso à roupa e o certo é que eu lavo-a e fica impecável!)
Como é menos processado e não é tratado com produtos químicos tóxicos (como o cloro e o formol) que podem desgastar as fibras, o algodão orgânico é frequentemente mais durável e mais macio do que o algodão convencional.
Melhor para bebés, crianças e pessoas com peles sensíveis e alergias
O algodão orgânico é livre de alérgenos e de produtos químicos nocivos não causando irritações cutâneas.
Proporciona condições de trabalho éticas
Melhores condições de trabalho para os agricultores. Todas as roupas são produzidas sem recurso a mão de obra infantil ou trabalho forçado e sem discriminação de funcionários ou horas de trabalho excessivas. A roupa é produzida em condições de trabalho seguras e saudáveis, com contratos de trabalho e salários justos.

A roupa feita em algodão orgânico é mais cara do que a roupa feita com algodão comum?
Devido ao facto de as pessoas estarem mais informadas relativamente aos benefícios do uso de roupa e outros produtos em algodão orgânico a sua procura têm aumentado o que fez com que o seu preço tenha diminuído.

Certificações (como podemos ter a certeza que estamos a comprar mesmo roupa em algodão orgânico certificado?)
√ Certificado GOTS Certificada pelo GOTS (Global Organic Textile Standard)
Produtos com o símbolo GOTS são fabricados a partir de fibras orgânicas, cumprem rigorosos critérios ambientais e sociais durante o seu processamento e foram certificados por entidades independentes ao longo de todo o processo de produção.
√ Símbolo da associação do solo Soil Association Certified
Significa que um produto está certificado ao nível da GOTS pela Soil Association Certification Ltd.

  Cá em casa optamos por comprar menos, mas comprar roupa em algodão orgânico certificado, de empresas que têm como objetivo fazer peças que além de bonitas e duráveis, são fabricadas de forma ética, não contêm químicos nocivos e têm um menor impacto para o ambiente.

Acharam este post útil? Adorava ouvir o vosso feedback.

Até ao próximo mês.

Lara xx

Post a Comment